CARRO INTELIGENTE DO GOOGLE ABRE ESPAÇO PARA NOVO CONCEITO DE MOBILIDADE

09/06/2014 10:25

google-interno

Os filmes já mostraram carros futuristas que voam e mais se assemelham a naves espaciais do que aos veículos que estamos acostumados a ver nas ruas atualmente. No entanto, a tecnologia aplicada ao segmento automotivo caminha a passos largos. Um exemplo disso é o carro do Google. Divulgado recentemente, carro inteligente criado pela empresa não precisa de motorista. Sem volante e pedais, ele dirige sozinho e possui apenas um botão para ligar e desligar. Já imaginou uma produção em massa desse veículo?

 

O automóvel, que ainda é um protótipo, possui lugar para duas pessoas e atinge no máximo 40 km por hora. Ele se locomove com a ajuda de sensores de laser e radar, além de dados captados por uma câmera. O design é bem simples e foi pensado também para garantir mais segurança aos pedestres, pois a sua dianteira é feita com um material parecido com espuma.

 

O objetivo do Google, de acordo com o diretor do projeto de autodireção da empresa, Chris Urmson, é melhorar a vida das pessoas e garantir a mobilidade para quem já não consegue dirigir, como é o caso de alguns idosos, por exemplo.

 

Os veículos já percorreram mais de 700 mil milhas em pistas de teste, segundo o Google. De acordo com a gigante da tecnologia, no período de um ano aproximadamente 200 veículos serão produzidos para circular pelas ruas. Esses modelos, no entanto, terão volante e pedais para que o passageiro possa virar motorista em caso de emergência, por exemplo.

 

Dois lados da moeda

 

Um projeto dessa magnitude pode provocar muitos impactos positivos e negativos. Sendo assim, encontra-se pessoas que apoiam e outras que criticam a iniciativa. Entre os defensores, o argumento é que ele tem potencial para revolucionar o transporte, tornar as estradas mais seguras, além de reduzir os congestionamentos, a poluição e os ruídos nas ruas.

 

Já os críticos dizem que carros autônomos ainda podem requerer intervenção humana em situações de risco e que as pessoas podem não saber como agir se não dirigirem seus veículos regularmente.